Relacionamento

18:59


Primeira postagem sobre relacionamento e nada melhor que começar com um texto de uma das minhas melhores amigas. A Bárbara, que mesmo sendo nova já tem uma opinião formada sobre relacionamentos.  Como algumas pessoas já sabem, eu sou cristã. E a nossa visão de relacionamento devido a nossa religião é um pouco diferente. A Bárbara é uma adepta a "côrte" , o texto dela diz um pouco sobre a escolha dela.  



"Então galera, o assunto é bem polêmico e muito complexo quando se trata de namoro. Bom, na minha opinião, se não vigiarmos, cairemos em tentações bastante complicadas, pois o beijo pode sim nos levar a fazer várias outras coisas, e quando percebermos, pode ser tarde demais. Por isso e outros motivos, os quais são que hoje em dia muitos homens não querem coisa séria, levar um relacionamento a sério. Existe sim muitos homens que querem coisa séria sim, mais o ponto que quero chegar é que , já vi muitas coisas acontecerem no relacionamento de amigos e do meus próprios pais, que me levou a opinar, e fazer a côrte. Mais oque é côrte? Côrte é uma amizade comprometida para um possível casamento, e nesse período de côrte , você conhece o seu cortejo, e realmente decide, com um tempo determinado por Deus , se é realmente com ele(a) que você deve se casar, nesse período não pode haver beijo, nem sexo, beijo só em cima do altar. Enfim, mais porque você irá fazer a côrte? Bom, penso assim, se um homem gosta realmente e quer realmente uma coisa séria com você, ele vai querer casar com você, e não com seu corpo. E a côrte é isso, e vou me preservar sabe, pro meu cortejo que será meu futuro marido.. Enfim, mais e o namoro oque acha sobre isso? Enfim, não tenho nada contra quem namora, e contra namoro, "NADA", a questão é que entre um beijo e um abraço acariciado, rola muitas tentações e quando percebemos, se não nos controlarmos é aí que caímos. E por isso opitei a fazer a côrte...E.. na Côrte, buscamos mais de Deus, buscamos juntos a Santidade... Enfim, Aliás, tem vários relacionamentos por aí, que, buscam ao Pai, buscam a Santidade, mais do que quem não namora e por contra partida só quer curtir a vida e etc.. " - Bárbara. 


Esse foi o texto criado por ela e pra quem não sabe muito bem o que é a côrte, ou ainda não conhecia , ou até mesmo tem algumas dúvidas existe um site chamado  Romance em Deus , que nele algumas dúvidas sobre relacionamento cristão são respondidas de forma simples e de fácil entendimento. Nele existe algumas respostas sobre Côrte que são:


Se eu já estiver namorando, posso entrar na côrte?
Claro que sim! É uma decisão muito sábia e gratificante, trará muitas bênçãos. Se você pensa que já viveu muito de Deus em seu relacionamento, espere então o que vira quando decidir consagrá-lo totalmente a Deus e viver na plenitude do Espírito Santo!
Mas se nos já estivermos algum tempo no namoro e não estivermos em um relacionamento nos padrões bíblicos ?
Claro que para quem está em um namoro fora dos padrões da bíblia não vai ser nada fácil entrar na corte. Afinal abster-se do contato físico e de algumas palavras que “o coração gosta de ouvir”, para passar a obedecer e ouvir o que Deus tem a nos dizer e o que precisamos ouvir, não é nada fácil! Precisarão orar muito e começar a distanciarem-se de  tudo àquilo que estão vendo que não ajuda a estarem em santidade. E isto não é fácil, quem está acostumado a comer três barras de chocolate por dia, não é de um dia para o outro que consegue se acostumar a comer três barras de cereal!
Posso fazer a côrte com um (a) melhor amigo (a)?
A primeira resposta é sim, porém você tem que tomar cuidado para não confundir as coisas. Em um momento de carência, que você está “desiludido” pode ver seu (a) melhor amigo (a) como presa fácil e pode acabar destruindo uma amizade. Eu sei que chamar alguém para orar não destrói nada, mas tem pessoas que começam a orar querendo manipular a vontade de Deus, QUE NÃO É MANIPULÁVEL! Lógico, que tudo também vai depender da sua maturidade, da maturidade da sua côrte! Porém, estes enganos podem acontecer. Você achar que aquele amigo, que esta há tanto tempo ao teu lado é a pessoa que Deus escolheu para você. Afinal é a única pessoa que te suportaria, e que aguenta comer cinco vasilhas de pipocas com você e assistir a 10 filmes em um só dia! Fique em alerta, e estejam literalmente dispostos a ouvir DEUS falar!
Qual a idade para entrar na côrte?
Idade depende muito da maturidade e concordância dos pais. Se os pais estiverem de acordo, e os lideres também, existem uma maior segurança para tomar as decisões. Se você já atingiu a maior idade e já entende a responsabilidade dos compromissos também é um ponto que conta muito.
Quanto tempo dura a côrte?
O tempo da duração da côrte depende de cada situação, como Deus trabalha com cada um, algumas pessoas estabelecem tempo de oração e neste período estabelecem metas, ou busca de respostas. Em outros casos, as pessoas oram e esperam Deus determinar qual o tempo certo. Tempo é realmente uma resposta de Deus, e durante o período da côrte as pessoas começam a identificar o que precisa ser mudado.
O que é permitido na côrte?
Eu posso dizer que este é um ponto polêmico, quando falamos na côrte todo mundo acha lindo e todo mundo gostaria de fazer. Porém quando ficam sabem que na côrte não existe contato físico logo desistem. Isto não quer dizer que você não possa cumprimentar a pessoa, pegar na mão, porém tudo depende da intenção do teu coração.  Pode ocorrer das pessoas não manterem contato físico, mas os olhos já pecam pelo corpo. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6:22). Realmente vale a pena sacrificar a sua vontade no hoje para viver em plenitude amanhã, ter um casamento abençoado é plano de Deus para todos.  Mas e então o que podemos fazer na corte? Vocês podem conversar, sair com os amigos, orar, estudar a palavra, inventar alguma coisa para contar as experiências de vocês, ajudar a outras pessoas... Dá para fazer muitas coisas, estejam dispostos para o mover de Deus!
( http://www.romanceemdeus.com.br/ )
A Bárbara está com projetos de escrever um livro sobre côrte , assim que ela terminar eu vou divulgar aqui no blog o link para quem tiver interesse em ler. Espero que vocês tenham gostado desse assunto , e se ficou alguma dúvida pode me procurar que eu faço mais postagens sobre relacionamento cristão.

Beijos 

You Might Also Like

0 comentários